Nextcloud

O Nextcloud se apresenta como uma opção viável e segura no que concerne o armazenamento de arquivos em nuvem e muitas outras funcionalidades! Além de possuir autenticação de dois fatores, a ferramenta de código aberto, preza pela privacidade e liberdade do usuário, respeitando seus dados e arquivos. Um dos seus diferenciais em relação às outras plataformas de armazenamento em nuvem, está na criptografia de arquivos com senha – o que potencializa ainda mais a segurança dos documentos e arquivos do usuário. A plataforma, possui um manifesto de dados do usuário, onde reforça as diretrizes de segurança, controle e confiabilidade referentes ao uso do aplicativo.

Registro (Sign Up)

Ao acessar a página do Nextcloud (https://nextcloud.com/), na aba “Get Nextcloud”, o usuário terá opções para registro de e-mail em servidores disponíveis, opções de soluções corporativas, downloads de software e apps, dentre outras.

Clicando em “Sign Up Now”, o usuário será encaminhado a uma página de registro de e-mail (https://nextcloud.com/signup/). Após preencher seu endereço eletrônico, para que a conta seja criada é necessário concordar com os termos de serviço (I agree with the Terms of Service), presentes logo abaixo da barra de preenchimento. Em seguida, clique em “Sing up”, onde o provedor processará o registro de sua conta.

Na imagem acima, utilizamos o servidor “Cloudamo”, que oferece até 3GB de espaço em nuvem de forma gratuita. Porém, o uso de outros servidores também é permitido: há uma lista com inúmeros hosts disponíveis logo abaixo, basta clicar em change provider.

Dentre eles, destacamos o The Good Cloud, que disponibiliza 2GB de espaço gratuito (https://thegood.cloud/) e o Webo.Hosting (https://webo.hosting/), que oferece 5GB de espaço gratuito na plataforma. Após o preenchimento do endereço eletrônico, uma mensagem de confirmação é enviada ao e-maildo usuário. Esse registro de conta é feito pelo servidor de hospedagemdisponível no Nextcloud, em nosso caso, o servidor escolhido foi o Cloudamo.

Ao clicar em “Click here to verify your email address”, a conta do usuário está por fim, registrada. Basta acessar esse e-mail em sua caixa de entrada, e o cliente terá acesso à plataforma na versão web.  O usuário estará pronto para armazenar seus arquivos em nuvem, além de desfrutar de muitas outras funcionalidades proporcionadas pelo painel do Nextcloud.


Instalação do software para desktop (Microsoft Windows)

Caso o usuário queira sincronizar arquivos de seu computador para o servidor em nuvem, a plataforma oferece a opção de instalação do software, disponível para dispositivos Microsoft Windows, macOS e Linux.

Basta que o usuário acesse a aba “Get Nexcloud” e em seguida clique em

“Desktop & mobile apps” ou acesse o link: https://nextcloud.com/install/#install-clients.

Após a conclusão do download, inicie o processo de instalação clicando duas vezes sobre o aplicativo e siga as instruções-padrão do assistente de instalação. Depois de configurado, o usuário poderá conectar-se ao servidor online, para que assim, sincronize os arquivos de seu computador diretamente no Nextcloud e vice-versa.

O assistente de conexão auxiliará o usuário na sincronização entre desktop e servidor através da conta previamente registrada. Para isso, é necessário que o acesso via web esteja em vigência no período de conexão, ou seja, é necessário que sua conta esteja aberta numa página de seu navegador. Ao clicar em “Fazer login em seu Nextcloud”, aparecerá uma barra de endereço, solicitando o link da interface do Nextcloud ao qual o usuário anteriormente se conectou via web. É necessário copiar o link do servidor presente no seu navegador (no exemplo abaixo, https://us.cloudamo.com/),

e prosseguir clicando em “Next”.

Automaticamente, o navegador web de seu computador abrirá uma aba solicitando acesso ao seu sistema operacional, para isso bastar clicar em “Entrar”.

E em seguida, clicar em “Conceder acesso”.

Feito isso, o software do Nextcloud pedirá permissão para criar uma pasta e sincronizar os arquivos em seu sistema operacional, para

isso, basta que o usuário clique no botão “Conectar”.

Pronto! O usuário terá agora o armazenamento simultâneo dos seus arquivos na nuvem e em seu computador.

Perfil

A primeira coisa que devemos fazer ao entrar na ferramenta é configurar a conta. Para fazer isso você deverá apertar em configurações, automaticamente ele entrará na sua página de perfil aonde pedirá o nome do usuário o e-mail e também tem a opção de adicionar uma foto, todas essas informações ajudaram na identificação do usuário.

O Add Space! é uma ferramenta que direciona o usuário à loja virtual da plataforma (shopping cart). Trata-se um recurso destinado a usuários que desejam adicionar espaço maior em nuvem – e assim, ampliarem a quantidade de arquivos disponíveis para armazenamento. A compra de armazenamento é medida em gigabytes (GB) e por se tratar de uma plataforma internacional, as opções de compra e pagamento são registradas em dólar americano (US$).

Painel

As impressões iniciais do painel do Nextcloud são apresentadas assim que ocorre o login na plataforma contendo assim esse design inicial.

Na aba do painel, podemos observar que há algumas funcionalidades como: definir status, definir a localização para o tempo e algumas opções já vindas inicialmente para a visualização prévia de suas últimas atividades nas abas selecionadas, ou seja um histórico de atividade. Nesses históricos de atividade ao clicar, por exemplo, em arquivos recomendados, menções na conversa ou e-mail importante, o usuário é direcionado ao local selecionado. O local varia de acordo com as páginas que o usuário adiciona na funcionalidade personalizar, encontrada na parte inferior do painel inicial.


Descendo a página, podemos encontrar a opção de personalização do painel, onde você pode adicionar mais abas para o seu painel inicial para um controle mais ágil e amplo de suas últimas atividades.


Na opção personalizar, além de conter mais abas para o seu painel inicial, também é possível a mudança do plano de fundo do seu painel, podendo utilizar as imagens do próprio Nextcloud, ou então imagens do seu próprio dispositivo (Se encontra abaixo da adição de mais abas).


Na página inicial do painel tem-se a opção definir status. Nela há diversas opções de status que possam ser utilizadas pelo usuário.

Também é possível a adição de uma mensagem de status, caso dentre as opções de status disponíveis o usurário não encontre uma que lhe agrade.

Na página inicial do painel tem-se também a opção definir localização para o tempo, onde aoclicar, o usuário adiciona o seu endereço e então ele lhe mostra as configurações de clima do local adicionado.

Na tela inicial do painel, na parte superior estão disponíveis os seguintes ícones das funcionalidades do Nextcloud: painel, arquivos, fotos, calendário, compromissos, tarefas, contatos, e-mail, notas, favoritos, password, deck, na opção mais temos outras funcionalidades como falar, mapas e áudio player.

Arquivos e Fotos

O Nextcloud proporciona ao usuário armazenar todos os arquivos na nuvem como fotos, documentos, vídeos etc, podendo acessar a qualquer hora e em qualquer lugar com conexão à internet, dispensando o uso de pendrives e HDs externos.

Na aba fotos, você tem a possibilidade de arquivar as fotos e vídeos que desejar de forma segura, além de criar pastas e compartilhá-las com amigos pelo próprio Nextcloud. Também há a opção de colocar a localização de onde a foto foi tirada, assim, trazendo uma precisão maior para suas lembranças.

Calendário

Na aba calendário, existem diversas funcionalidades, em sua parte inicial é apresentado um formato mensal de calendário. Ao clicar no dia, você pode marcar atividades semanais e diárias, com limitações de horários e lembrete, e até mesmo adicionar participantes a data marcada.

Ao clicar nos três tracinhos localizados no lado esquerdo, você consegue navegar no calendário, criar novo evento e mudar a disposição do calendário em: dia, semana, mês e lista.

Nos três pontos localizados ao lado de Pessoal existem a alternativas para: adicionar cor, copiar link do calendário, mudar o nome, baixar e excluí-lo. Você também pode criar um novo calendário no link + novo calendário.

Compromissos

Também é possível marcar compromissos,com uma aba somente com essa funcionalidade, como uma maneira de adicionar informações sobre o compromisso, existem as opções de adicionar local, nome,e-mail e telefone, data e hora.

Há a possibilidade gerenciar horários, acessar e editar informações de usuário, e configurar nas barras que aparecem ao canto na aba.

Tarefas

Nessa aba é onde se organiza tarefas e afazeres. Ao clicar nos três tracinhos localizados no lado esquerdo, é possível adicionar diferentes tipos de checklists, com diferentes cores e títulos, após feitas, as tarefas vão aparecer como finalizadas!

Contatos

Aqui é o lugar onde todos os contatos estarão salvos, também é o lugar para adicionar novos contatos e criar grupos.

Na hora de adicionar novos contatos podem ser armazenadas muitas informações pessoais como e-mail, telefone, endereço, cidade, pais, etc.

E-mail

Na aba de e-mail, onde se encontra a aba Automático é onde o usuário pode

conectar-se à sua conta de e-mail, preenchendo os dados pedidos como: nome, endereço de e-mail e a sua senha (Se encontra localizada na parte superior da tela sendo a nona opção entre as demais abas).

Já na aba Manual, além da adição do nome e e-mail, o usuário pode, também, adicionar um servidor IMAP, que é um meio de acesso entre o servidor de e-mails e o software do cliente. Existe também a opção de adicionar um servidor SMTP, que é o envio de mensagens de correio eletrônico através da Internet entre dois dispositivos computacionais, tendo assim, diversas formas de acessibilidade ao usuário.

Notas

No bloco de notas, a ferramenta oferece um local para escrever observações, lembretes e registros da sua preferência, que podem ser organizados em categorias. Com a instalação do aplicativo do Nextcloud no seu celular, poderá acessar suas anotações a partir de qualquer lugar.

Favoritos

Os favoritos são identificados e selecionados pela estrela, ele permite que você deixe pastas ou arquivos usados com frequência facilmente disponíveis, assim poupando tempo de procura em meio a vários arquivos. Se desejar favoritar, é só selecionar a estrela neste documento que ele ficará automaticamente nessa aba.

Senhas

Na aba de perfil (sigla do nome) três tracinhos, dentre segurança é possível fazer a troca de senha onde basta se confirmar a senha atual e inserir a nova desejada.

Na mesma área, logo abaixo, também é possível ativar autenticação em dois fatores para aumentar a segurança da conta, assim, dificultando e até impedindo que terceiros façam acesso de sua conta.

A plataforma também permite a praticidade de cadastrar dispositivos que possam fazer o login sem a necessidade de senhas.

É ainda possível ter o controle de dispositivos e sessões abertas com a conta:

Ao clicar em três pontinhos na tela inicial, se ganha acesso à área onde é possível fazer criação de passes de acesso dentro da plataforma.

Clicando em New Password, pode-se criar nova senha.

Deck

O deck é uma ferramenta de organização voltada para o planejamento pessoal e organização de projetos para equipes integradas ao Nextcloud. Sua interface funciona como um grande mural (Kanban), e permite desde a criação, edição e organização de cartões e post-its à confecção de notas, lembretes e ideias.

Seu diferencial está na possibilidade de anexar arquivos, além de ser muito útil para acompanhar o desenvolvimento de tarefas, metas e atividades – sendo possível realizar mudanças em seu fluxo ou prioridade, além de permitir o compartilhamento, comentários e discussões entre membros de um grupo ou equipe.

Conferências

Chamado de ‘Nextcloud Talk’, traz recursos de áudio, vídeo e mensagens baseados em WebRTC para o sistema de nuvem pessoal, que é um fork do OwnCloud. O recurso faz uso do WebRTC para comunicação de áudio e vídeo, suporta envio e recebimento de arquivos, mensagens de texto básicas e até compartilhamento de tela.

Para realizar uma conversa é necessário adicionar o e-mail da pessoa na lista de contatos nextcloud, cadastrando e-mail do contato, em seguida vá em falar novamente e escreva o e-mail do usuário adicionado no pesquisar conversas ou usuários.

Adicionada os contatos é só iniciar a conversa, também é possível a criação de grupos de conversa entre os seus contatos no (+), o usuário possui também a opção de chamada de vídeo em grupo ou particular.


Quando o usuário inicia uma chamada de vídeo em grupo ou em dupla, há algumas funcionalidades que incluem ativação de câmera do usuário, silenciamento de seu microfone e pôr fim a funcionalidade de ativação de compartilhamento de tela, no qual o usuário compartilha a tela de seu dispositivo em tempo real aos participantes da chamada.

Também é possível a abertura do chat em grupo ou particular enquanto a chamada ocorre podendo visualizar ou escrever no chat de texto. Ela fica localizada no canto superior direito da tela de chamada ao lado da opção de ampliar tela.

Após a abertura do chat de texto, o usuário possui as opções de visualizar os participantes da chamada e de obter detalhes. A opção detalhes disponibiliza opções como linkar a um painel, vincular a um cartão, link para uma conversa, dentre outras opções para a

pesquisa de projetos existentes, para dessa forma facilitar a acessibilidade de outras informações aos seus contatos particulares ou aos grupos criados.


Mapas

O Nextcloud Mapas atende às funções de localização assim como Google Maps e Waze, e possibilita ao usuário a localizar endereços de qualquer área registrada no mapa universal, também trazendo a função de salvar o endereço dos contatos armazenados no dispositivo do usuário.

Áudio Player

Ao clicar nos três pontinhos na tela inicial permite que você acesse a área do áudio Player e disponibiliza você faça a busca de arquivos de áudio e também a execução dos seguintes formatos: áudio/MPEG, áudio/mp4, áudio/ogg, áudio/wav, áudio/flac, áudio/aac além da ativação de caracteres cirílicos.

Buscador (Lupa)

Permite que você faça buscas rápidas atrás de arquivos, áudios, notas, aplicativo e etc., facilitando o encontro do que se procura na plataforma;

Notificações

A aba de notificações, sinalizada por um pequeno sino, se apresenta com uma bolinha vermelha caso se tenha alerta de atividades na plataforma, acompanhando o aviso e a quanto tempo foi alertado, podendo ser removidos ao clicar no “X”:

Ou se apresenta com o sino sem adereços caso não ocorra a existência de

notificações:

Buscador de Contatos

O buscador de contatos é uma ferramenta muito prática que está localizada no canto superior direto ao lado do seu perfil, com esse buscador o usuário pode pesquisar todos os seus contatos de forma rápida e fácil para o envio de e-mails e outros materiais.

Phone Track

Essa função permite ao usuário localizar e rastrear seu dispositivo móvel, através do recebimento de informações de aplicativos instalados no mesmo, mostrando o acesso do dispositivo e sua respectiva localização através de um mapa.

Para isso, é necessário que usuário crie uma sessão de rastreamento, a fim de registrar o seu celular e conceda permissão de acesso do Nextcloud em dispositivos móveis. Esse registro permite que o cliente assista à localização dos dispositivos conectados em tempo real (ou não), podendo optar pelo compartilhamento da localização, seja para seus contatos ou via links externos.

Créditos

Este tutorial foi criado como parte de um projeto de cooperação entre a Profa. Janaina do Rozário Diniz (UEMG) e Prof. Tel Amiel (UnB). Foi construído pelas alunas/os:

  • Lucas Gonçalves Ribeiro, UEMG
  • Patrícia Vieira de Oliveira Lima, UEMG
  • Nathalia Rodrigues Ribeiro Costa- UnB
  • Marina Melo Dutra, UnB
  • Luis Filipe de Sousa Moreira, UnB
  • Vinícius Henrique Lima, UnB

Para citar essa página:


Escolha Livre (2021). Tutorial Nextcloud. Disponível em: .