Mastodon

O Mastodon é uma rede social de código livre e sem qualquer fim lucrativo, o que significa que não existe nenhuma empresa por trás coletando os dados de seus usuários e seu aperfeiçoamento é feito pelas próprias comunidades. O Mastodon funciona de forma similar ao Twitter e Tumblr, ou seja, é uma rede de microblogging que permite a interação entre seus usuários de forma rápida e objetiva. A rede funciona por meio de servidores criados pelos próprios usuários cada uma com suas regras e diretrizes. Os servidores, ou instâncias, como são chamados, também se conectam entre si, o que permite os usuários poderem se comunicar mesmo sem pertencerem a mesma comunidade. Entretanto, caso for o desejo do criador do servidor, a instância poderá ser privada, dessa forma é necessária a autorização para entrar nessa comunidade. O objetivo desse tutorial é ensinar o usuário a criar uma conta na ferramenta Mastodon e usar suas principais funções.

(1) Acessar o site: https://joinmastodon.org

(2) Clicar em “iniciar” para ser direcionado a

página de comunidades;

(3) Escolher uma comunidade de acordo com as preferências para ingressar. Ao lado esquerdo terá uma lista com diversos temas, ao clicar em um deles irá aparecer vários servidores que o usuário poderá fazer parte. Ao lado direito também terá a opção de filtrar as comunidades por idioma.

(4) Após escolher uma comunidade, o usuário deverá clicar em “Juntar-se”.

(5) O usuário precisará criar uma conta, para isso ele deverá preencher os campos com um nickname, email e senha. Abaixo do campo de confirmação de senha, terá um espaço para ser

assinalado falando sobre as regras e termos de serviços. Após isso, o usuário poderá clicar em criar conta.

(6) Ao criar a conta o usuário irá receber uma

mensagem de verificação no e-mail que foi cadastrado. O usuário deverá clicar no link para ser redirecionado a comunidade.

Para interagir no Mastodon é simples. Ele se parece bastante com o Twitter, mas ao invés de “Tweets” o usuário poderá postar “Toots”.

(1) Na página inicial da comunidade terá uma caixa de texto vazia, para escrever algo basta clicar no espaço em branco e ao terminar clicar em “Toot!” para postar. Um Toot é basicamente um microblogging, uma forma de você se expressar de forma prática e objetiva.

Além disso, você também pode anexar um arquivo de áudio, imagem ou vídeo, fazer enquetes, ajustar as configurações de privacidade e conferir os avisos.

Conhecendo a Página Inicial

Na página inicial irá aparecer as postagens das pessoas que fazem parte da mesma comunidade que você. Para interagir com elas você pode responder, favoritar ou compartilhar no seu perfil.

Início: Pagina Inicial.

Notificações: Anuncia quando alguma conta interage com a sua.

Local: Postagens de pessoas no mesmo servidor que você.

Federado: Postagens de pessoas em outros servidores.

Mensagens Diretas: Mensagens privadas.

Favoritos: Postagens marcadas como favorito.

Salvos: Postagens salvas.

Listas: Grupos com temas específicos.

Diretório de Perfil: Perfis de outros usuários.

Preferências: Configurações.

Seguidores: Usuários que você segue e usuários que te seguem.

Créditos

Este tutorial foi criado como parte de um projeto de cooperação entre a Profa. Janaina do Rozário Diniz (UEMG) e Prof. Tel Amiel (UnB). Foi construído pelos alunos:

  • Anny Lorrane de Sousa Silva (UnB)
  • Júlia Evangelista Breder (UnB)
  • Letícia dos Santos Pereira (UEMG)
  • Marina Pereira Bomfim (UnB)
  • Yasmin Gomes Abrantes Benjamim (UnB)
  • Yuri Amorim Sancha (UEMG)

Para citar essa página:


Escolha Livre (2021). Tutorial Mastodon. Disponível em: < https://escolhalivre.org.br >