Jitsi

Esse é um guia acessível em texto com base no nosso tutorial em vídeo para uso do Jitsi para videoconferências, abaixo.

O Jitsi é um software livre e sistema de video e áudio conferência que funciona diretamente em qualquer navegador ou no aplicativo para celular. Ele é ideal para se reunir com pequenos grupos. Existem diversos sites que oferecem acesso ao Jitsi e as funcionalidades variam em cada site. Nesse vídeo, nós vamos mostrar o Jitsi do projeto Comunica! que foi desativado, mas vale para outras instalções, como meet.jit.si. O vídeo abaixo será atualizado para nova versão do Jitsi que recém instalamos, mas as funcionalidade são similares.

Para começar, você deve visitar um site do Jitsi, como meet.jit.si. Você pode digitar um nome para sua sala. Escolha um nome que não seja simples, como "sala" ou "reunião" - porque outras pessoas podem usar o mesmo nome e sem querer, entrar na sua reunião.Você pode apenas deixar vazio e clicar em "Ir", assim, o Jitsi vai escolher um nome de sala para você.

O Jitsi não tem restrição quanto ao número de salas que podem ser criadas. Se você tiver uma aula que quer organizar com diversos grupos, basta criar uma sala para cada um (com nomes diferentes).

Seu navegador vai te pedir para escolher uma entrada de microfone e permitir acesso. Você também escolhe se quer compartilhar sua câmera, seleciona a câmera e autoriza o acesso.

Essa etapa é importante - e caso não apareça o pedido de permissão, entre novamente na sala e seu navegador deve lhe pedir permissão. Em último caso você pode usar uma aba privativa/incognito.

Então você escolhe o seu nome de usuário (pode ser um nome aleatório se for necessário, mas use algum nome que lhe identifique se não for problema) e você já está na sala.

Clicando no botão que parece uma pessoa você tem acesso aos usuários bem como um botão para compartlihar o link da sua sala.

Você pode copiar o link e enviar para outras pessoas participarem da sua conferência. Mas antes de enviar, sugerimos colocar uma senha na sala que vocẽ pode definir clicando no menu (três pontinhos) e depois nesse botão que parece um escudo dourado. Depois, clique em "Adicione senha".

Sem uma senha qualquer pessoa com o link poderá entrar na sua sala. Clicando no último botão que parecem quadrados você alterna a visualização de tela cheia para blocos, para ver todos os participantes um ao lado do outro.

Clicando no último botão que parecem quadrados você alterna a visualização de tela cheia para blocos, para ver todos os participantes um ao lado do outro.

A pessoa que cria a sala obtém funções de moderador e consegue, por exemplo, clicando nos três pontinhos acima do quadrado de cada participante, silenciar ou retirar alguém da sala.Nos botões de baixo, você escolhe se o seu microfone está ativado ou desativado e se seu vídeo está ativado ou desativado.

Nos botões de baixo, você escolhe se o seu microfone está ativado ou desativado e se seu vídeo está ativado ou desativado.

Com o botão que parece um monitor você pode compartilhar sua tela. Aqui você escolhe se quer compartilhar uma janela específica de algum programa aberto ou se quer compartilhar a tela inteira. Assim fica fácil mostrar, por exemplo, uma apresentação enquanto você fala. Para interromper o compartilhamento, é só clicar no mesmo ícone novamente.

Com o bate papo, além da conversa por voz, também é possível conversar com as outras pessoas por texto clicando no botão que parece um balão de texto no canto inferior esquerdo. 

Em conferência com um grupo maior de pessoas, você pode pedir que as pessoas se inscrevam para falar. Ao clicar no botão que parece uma mão, uma mão aparecerá na sua tela, para que outras pessoas saibam que você quer falar. Clicando de novo, você abaixa (remove) sua mão, indicando que não quer mais a palavra.

Nos três pontinhos, no canto inferior direito, você encontra um menu com algumas outras opções. Clicando em "Abrir documento compartilhado", você abre um novo documento do Etherpad, em que você pode colaborativamente editar um texto junto com as pessoas que estão na chamada.

A gente tem um tutorial do Etherpad aqui no canal se você quiser conhecer melhor as suas funcionalidades. Para sair da escrita colaborativa, é só clicar em "Fechar o documento compartilhado".

Também dá para compartilhar um vídeo do Youtube. Colando o endereço e clicando em "Compartilhar", o vídeo começa a tocar e todo mundo na sala pode ver ao mesmo tempo. Para fechar, só clicar em "Parar vídeo" e, então, "Remover".Nesse menu, há ainda algumas funcionalidades, que podem mudar na medida em que o sistema é atualizado. Vale a pena você explorar se você tiver curiosidade!

Clicando no botão vermelho, no meio da tela, na parte inferior, você sai da sala.

Créditos

Este tutorial foi criado por Thiago Mahrenholz e Tel Amiel com base no tutorial em vídeo acima.

Para citar essa página:

Escolha Livre (2021). Tutorial Jitsi. Disponível em: < https://escolhalivre.org.br >