Recursos Educacionais Abertos

Conhecidos como REA, são como os recursos que você já conhece – livros, textos, cursos, vídeos e outros materiais – que você cria ou incorpora nas suas aulas e práticas. Mas, eles têm uma diferença importante: são recursos gratuitos e que também dão permissões claras sobre o que você pode fazer com eles. Para alunos, professores e gestores, REA trazem a tranquilidade de saber que têm permissões para usar e compartilhar recursos educacionais sem medo de infringir os direitos de outras pessoas.

Sabemos que professores baixam e usam muitos recursos da internet. Preocupam-se, assim, com a violação dos direitos autorais, preferindo usar recursos em português que possam editar sem custos, que estejam no domínio público ou tenham uma licença livre – faz sentido, não é? Mas, para conseguirmos cada vez mais recursos assim, precisamos que os educadores e alunos participem ativamente, utilizando as ferramentas necessárias, criando e disponibilizando recursos de forma aberta!


Características

LICENÇAS LIVRES

Recursos Educacionais Abertos dependem, primeiro de tudo, de uma licença livre. Isso porque, de acordo com nossa legislação de direito autoral (saiba mais), quem cria a obra tem todos os direitos sob ela. Os REA adotam licenças livres, que permitem que quem criou a obra defina as condições de seu uso por terceiros.

Educadores normalmente querem muito compartilhar o que criam com colegas, mas também querem garantir alguns direitos, como a atribuição da autoria. Outros não querem que sua obra seja utilizada por terceiros para gerar lucro.

Você pode definir esses termos com uma licença livre! Saiba mais no Guia de Bolso da Educação Aberta.

PRÁTICAS ABERTAS

Mas, por que se preocupar com licenças e formatos? Eles ajudam muito a criar toda uma cultura de compartilhamento e colaboração em torno dos recursos educacionais. Fortalecemos, assim, uma comunidade de educadores e alunos interessados em atuar de forma mais colaborativa e participativa.

Podemos nos perceber como autores (ou coautores) que reconhecem o valor do que criamos em ou para a sala de aula, valorizando também a produção dos colegas. Aprendemos ainda a ver um recurso como algo que pode ser aprimorado e apropriado para diferentes contextos.

FORMATOS ABERTOS

Quando criamos recursos, salvamos os arquivos em algum formato. É importante compartilhar em formatos que possam ser ao menos abertos por outras pessoas (ODT, ao invés de DOC, por exemplo). Existem formatos que só funcionam em alguns sistemas operacionais, ou, que só podem ser abertos com programas que não são livres.

Por isso, o uso de formatos abertos e a criação de recursos utilizando software livre é tão importante. Só assim, conseguimos garantir que o maior número de pessoas poderá abrir, usar e (se assim quisermos) alterar o recurso para criar obras derivadas, com base nos nossos recursos.

Encontrando recursos

  • Fotos e imagens
  • Vídeos
  • Sons e música
  • Educacionais
  • Vários
Fotos e imagens

Unsplash

Mais de um milhão de fotos profissionais com licença muito permissiva – permitindo inclusive o uso comercial.

Europeana

Mais de um vinte milhões de obras de museus europeus com licenças livres e em domínio público.

SVG Silh

Milhares de vetores com uma licença livre (CC0, dedicação ao domínio público)

Flickr

Quase 500 milhões de fotos livres, que permitem fazer busca por tipos de licenças Creative Commons.

OpenPhoto

Centenas de fotos variadas, organizadas por temas, com licenças Creative Commons.

Smithsonian

Um de vários museus com milhares de obras livres e no domínio público.

Vídeos

Vimeo

Permite o uso de todas as licenças Creative Commons. Tem vídeos com licenças restritivas, mas milhares de vídeos com licenças livres.

YouTube

O popular site de vídeos permite o uso de uma licença Creative Commons (Atribuição). Basta filtrar a busca por “Creative Commons”.

Sons e música

Free Sound

Enorme coleção de sons, de todo tipo, com licenças livres para compor

trilhas e efeitos especiais.

Film Music

Trilhas, de todos os estilos, para utilização em vídeos ou outras produções.

Jamendo

Grande coleção de musicas de artistas e streaming com licenças livres.

Free Music Archive

Grande coleção de musicas de artistas de alto nível com licenças livres.

Zero Project

Artista que têm uma grande coleção de músicas livres com licença CC-BY.

Educacionais

REliA

Um referatório (apontador) que contém exclusivamente recursos abertos de todos os tipos.

MEC-RED

Recursos variados de diversos parceiros e inseridos por professores da rede pública de todo o Brasil. Inclui também cursos e outros materiais.

EduCAPES

Recursos educacionais inseridos por instituições públicas do ensino superior (com enfoque nas que fazem parte da Universidade Aberta do Brasil) e parceiros. Muitos recursos são abertos.

TED

O popular site de palestras usa licenças Creative Commons para seu conteúdo.

Vários

Internet Archive

Fotos, vídeos, livros, podcasts, e muito mais em um dos maiores acervos da internet. Inclui coleções de instituições renomadas.

Wikimedia Commons

Mais de 30 milhões de fotos, vídeos e sons com licenças livres. Parte do mesmo projeto que alimenta a Wikipedia.

Disponibilizar os recursos de forma livre e aberta tem ajudado muito na sustentabilidade do projeto…pois outros pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior passam a contribuir e disponibilizar recursos da mesma maneira.

Prof. Juarez Bento da Silva

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordena o Laboratório de Experimentação Remota – RExLab.

Os Recursos Educacionais Abertos, na minha prática docente, são otimizadores do meu tempo…Um mundo colaborativo a cada dia se torna mais possível!

Profa. Tânia Midian de Souza

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil/IFAM. Embaixadora REA da CAPES, em ação.

Recursos para professores

O Mapa Global de REA é um projeto que mantém uma base atualizada de repositórios e projetos que têm recursos educacionais abertos em português. Você pode filtrar os dados do mapa por nível de ensino ou por licenças, por exemplo. Abaixo, você pode conhecer alguns dos sites que contém REAs.

0:00
0:00