Conhecidos como REA, são como os recursos que você já conhece – livros, textos, cursos, vídeos e outros materiais – que você cria ou incorpora nas suas aulas e práticas. Mas, eles têm uma diferença importante: são recursos gratuitos e que também dão permissões claras sobre o que você pode fazer com eles. Para alunos, professores e gestores, REA trazem a tranquilidade de saber que têm permissões para usar e compartilhar recursos educacionais sem medo de infringir os direitos de outras pessoas.
Sabemos que professores baixam e usam muitos recursos da internet. Preocupam-se, assim, com a violação dos direitos autorais, preferindo usar recursos em português que possam editar sem custos, que estejam no domínio público ou tenham uma licença livre – faz sentido, não é? Mas, para conseguirmos cada vez mais recursos assim, precisamos que os educadores e alunos participem ativamente, utilizando as ferramentas necessárias, criando e disponibilizando recursos de forma aberta!
Características
LICENÇAS LIVRES
Recursos Educacionais Abertos dependem, primeiro de tudo, de uma licença livre. Isso porque, de acordo com nossa legislação de direito autoral (saiba mais), quem cria a obra tem todos os direitos sob ela. Os REA adotam licenças livres, que permitem que quem criou a obra defina as condições de seu uso por terceiros.
Educadores normalmente querem muito compartilhar o que criam com colegas, mas também querem garantir alguns direitos, como a atribuição da autoria. Outros não querem que sua obra seja utilizada por terceiros para gerar lucro.
Você pode definir esses termos com uma licença livre! Saiba mais no Guia de Bolso da Educação Aberta.
PRÁTICAS ABERTAS
Mas, por que se preocupar com licenças e formatos? Eles ajudam muito a criar toda uma cultura de compartilhamento e colaboração em torno dos recursos educacionais. Fortalecemos, assim, uma comunidade de educadores e alunos interessados em atuar de forma mais colaborativa e participativa.
Podemos nos perceber como autores (ou coautores) que reconhecem o valor do que criamos em ou para a sala de aula, valorizando também a produção dos colegas. Aprendemos ainda a ver um recurso como algo que pode ser aprimorado e apropriado para diferentes contextos.
FORMATOS ABERTOS
Quando criamos recursos, salvamos os arquivos em algum formato. É importante compartilhar em formatos que possam ser ao menos abertos por outras pessoas (ODT, ao invés de DOC, por exemplo). Existem formatos que só funcionam em alguns sistemas operacionais, ou, que só podem ser abertos com programas que não são livres.
Por isso, o uso de formatos abertos e a criação de recursos utilizando software livre é tão importante. Só assim, conseguimos garantir que o maior número de pessoas poderá abrir, usar e (se assim quisermos) alterar o recurso para criar obras derivadas, com base nos nossos recursos.
Disponibilizar os recursos de forma livre e aberta tem ajudado muito na sustentabilidade do projeto…pois outros pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior passam a contribuir e disponibilizar recursos da mesma maneira.
Prof. Juarez Bento da Silva
Os Recursos Educacionais Abertos, na minha prática docente, são otimizadores do meu tempo…Um mundo colaborativo a cada dia se torna mais possível!
Profa. Tânia Midian de Souza
Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil/IFAM. Embaixadora REA da CAPES, em ação.