Libreflix

O Libreflix é uma plataforma brasileira que se dá pela junção de ideais políticos - do software livre e da cultura livre; e técnicas do desenvolvimento de software colaborativamente e uso de código-aberto, além de ter liberdades de rodar, copiar, melhorar e distribuir o software. No site não há anúncios de outras empresas aparecendo para o usuário, nem desejo de lucro, apenas colaboratividade.

A plataforma disponibiliza para download dois aplicativos: um para Android, personalizado para reprodução em celulares, e outro para o Windows. Assim, não é necessário se manter “refém” de um navegador para poder utilizar a plataforma, tendo a possibilidade de usá-la direto do aplicativo, seja ele para o celular ou computador. Para acessá-lo basta seguir o link: www.libreflix.org

Já para baixar seus aplicativos basta acessar o link: www.libreflix.org/apps

Conhecendo a Plataforma

Assim que você acessa o site, no topo da tela principal há uma mensagem fixa que, ao ser clicada, o leva para outro site, onde você pode fazer uma assinatura mensal paga, caso queira colaborar para manter a plataforma no ar. Lá há três categorias de assinatura mensal, cada uma com um valor diferente, assim como cada categoria também possui suas devidas recompensas.

Logo abaixo da mensagem fixa, encontram-se as ferramentas de navegação. Inicialmente temos as opções de conteúdo que pode ser acessado pelo usuário, como: curtas, séries, documentários, etc... Na próxima sessão temos uma aba onde esses conteúdos são separados em gêneros, tais como: social, ativismo, feminismo, etc...

Ainda nessa mesma sessão, existem ferramentas de grande ajuda, localizadas no canto direito superior da tela principal. Uma delas é a lupa, que consiste em um serviço de busca, onde você pode encontrar um conteúdo específico, pelo seu título, tag ou assunto.

Fazendo cadastro

Ao lado do serviço de busca (imagem acima), há a opção de entrar que, ao ser clicada, lhe direciona para a página de login da plataforma. Ali, você pode entrar na sua conta colocando e-mail e senha (caso já tenha cadastro), tendo a opção de entrar com sua conta do Facebook ou Ttwitter. 

Caso não esteja cadastrado no site, tem a opção de criar nova conta. Não é necessário criar uma conta para visualizar as produções.

Logo abaixo da caixa de login. Ao clicar na opção de “criar nova conta”, uma nova página é aberta e lá há opções para você preencher seu cadastro, tais como: nome, e-mail, username e senha. Também há as opções de criar uma conta usando seu facebook ou twitter.  A criação de conta é absolutamente gratuita e opcional.

Assim que o cadastro é feito, automaticamente o site lhe traz de volta para a tela principal, porém agora surgem mais duas novas funcionalidades, que só estão disponíveis no momento em que você está logado em sua conta. Uma delas é a opção de envio de uma nova produção e a outra são opções relacionadas ao seu perfil pessoal.

Escolhendo a produção

Para enviar a produção autoral é preciso, antes de tudo, que o autor permita que a plataforma distribua o conteúdo. Logo, ao clicar em “Nova Produção” somos direcionados para a página de envio, onde nos é solicitado dados do filme, como: o título, o subtítulo, classificação indicativa, a descrição (sinopse), etc... Logo abaixo dessa ficha técnica, é necessário inserir um link em que o vídeo esteja hospedado, assim como seu permalink. Além disso, há espaço para acrescentar tags, assim como inserir a imagem de background e thumbnail da obra. O processo de seleção das obras é feito com as obras que são submetidas através de um formulário dentro da plataforma e em seguida são analisadas, de acordo com a disponibilidade, por voluntários que revisam essas obras. Não são aceitas produções de cunho violento, totalitário, preconceituoso e nem discriminatório.

 

Usando a plataforma

Voltando para a página principal, já logado com seu perfil, há quatro opções válidas ao clicar sobre seu ícone pessoal. Meu Perfil, Editar Conta, Meus Envios e Sair. A primeira opção te leva para uma página onde mostra suas obras favoritas e as obras que você já assistiu. Já a segunda te leva para uma página onde você pode montar seu perfil pessoal dentro da plataforma. Na terceira leva à uma página onde se encontram as obras que adicionou na plataforma e a última opção lhe faz sair da sua conta pessoal.

Na página principal, ao clicar em um dos filmes, é aberto um “subjanela”, que contém as informações sobre a obra, tais como: o ano, as tags que têm relação com o conteúdo, sinopse, nome do cineasta, etc...

Clicando no play, somos direcionados para a página do filme, onde encontramos informações mais detalhadas sobre ele, como descrição, ficha técnica, prêmios, etc... No fim da página há uma sessão com notas e comentários dos usuários para aquela obra.

Ao clicar novamente no play, somos direcionados ao filme: com a função da tela ser ampliada, pausa, de compartilhar, de ativar legendas (quando disponíveis) e também aparece o título do vídeo, ou seja, funções básicas para a reprodução.

De volta para a página principal, no final dela se encontram informações sobre a plataforma, como: comunidade de desenvolvedores, redes sociais e aspectos legais.

Créditos

Este tutorial foi criado como parte de um projeto de cooperação entre a Profa. Janaina do Rozário Diniz (UEMG) e Prof. Tel Amiel (UnB). Foi construído pelos alunos:

  • Cleonice da Cruz Marques (UEMG)
  • Fernanda Ioná Lacerda Tonaco de Jesus (UEMG)
  • Livia Raposo dos Santos Nagem Morales (UnB)
  • Maria Eduarda Verano Dini (UnB)
  • Pedro Henrique de Morais Fukae (UnB)
  • Poliana dos Santos Silva Oliveira (UEMG)

Para citar essa página:


Escolha Livre (2021). Tutorial Libreflix. Disponível em: < https://escolhalivre.org.br >