Muitas vezes criamos atividades individuais que poderiam ser muito mais ricas (em processo e produto) se fossem feitas de forma colaborativa. Ao invés de produzir dezenas de resenhas individuais sobre um artigo ou filme, não seria melhor ter uma produção colaborativa? Muitas pessoas podem editar um texto, uma planilha, uma apresentação, ou vários outros tipos de documento, ao mesmo tempo (síncrono) ou em momentos distintos (assíncrono). Algumas possibilidades incluem:
Muitas vezes, os alunos somente compartilham uma atividade quando ela está pronta. Por que já não iniciar de forma aberta e colaborativa? Ao criar um novo recurso, considere usar um espaço aberto que permita a outros (alunos, inclusive) ver, comentar e colaborar.
Existem diferentes modalidades e possibilidades da escrita colaborativa, incluindo o uso de tradicionais editores de texto. Vamos explorar!
CC-BY Usama Razzaq
É possível trabalhar de forma colaborativa na produção de recursos sofisticados. Ouça uma entrevista com a Profa. Carla Loureiro sobre a produção colaborativa de podcasts com alunos.
Eu fui refletindo que isso seria uma possibilidade…que a educação e minha prática como professora pudesse cada vez mais incorporar os conceitos e a filosofia do software livre; tentando compreender a minha sala de aula também como um espaço de criação de colaboração de generosidade…
Profa. Carla Loureiro
Professora dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFSC. Doutora em Educação. Trabalha há 30 anos como professora de crianças.
Online ou offline?
UM DE CADA VEZ
No seu computador, é possível utilizar processadores de texto e pacotes de produtividade (como o LibreOffice) para trabalhar colaborativamente. Esses programas permitem registrar e visualizar as alterações feitas por cada autor, apontar comentários e sugestões de edição ao longo do texto, possibilitando que esse histórico seja registrado no processo de colaboração.
No entanto, por serem ferramentas offline (instaladas no computador de cada pessoa), demandam que os autores trabalhem no arquivo e, uma vez finalizada uma parte, o enviem a outra pessoa para que o trabalho seja continuado.
De modo alternativo, é possível utilizar arquivos distintos que, depois, são reunidos em um só. Isso torna mais complexa a junção de diversas edições e modificações feitas por pessoas trabalhando de forma independente. Nesse caso, sempre haverá a necessidade de que alguém mescle o conjunto das alterações realizadas em um único documento e, de forma centralizada, aprove (ou não) o que deverá constar no texto final.
É um formato muito útil para quando não podemos estar todos online, ou, quando cada participante precisa de tempo para refletir e trabalhar no documento antes de encaminhá-lo a outro colaborador.
TODO MUNDO JUNTO
O processo colaborativo online é instantâneo. Para além de comentários e recomendações, esse modelo permite a edição simultânea de documentos por diversas pessoas; facilita a comunicação entre os atores durante a edição do documento e possibilita que várias versões do documento sejam armazenadas.
Algumas plataformas online são tão robustas quanto os editores de texto que você tem no seu computador, demandando a criação de uma conta e um cadastro (de ao menos um usuário). São relativamente “pesadas” por exigirem uma boa conexão.
Formas mais radicalmente abertas (como pads) permitem que usuários editem documentos sem cadastro. Esses sistemas guardam versões antigas do que foi editado (histórico) e permitem a edição anônima, sem cadastro.
Serviços e plataformas
Etherpad
Espaço para escrita colaborativa em textos que permite formatação simples. Dezenas de pessoas podem editar o documento ao mesmo tempo. Cada pessoa é identificada com uma cor. Basta acessar, escolher um nome para o seu documento e compartilhar o link com outras pessoas! O Etherpad guarda versões anteriores do documento, então, é muito fácil voltar atrás e corrigir um erro. Ele exporta para diversos formatos. É muito fácil criar vários pads, cada um com seu link.
OnlyOffice
Alternativa robusta aos editores Google Drive e Microsoft 365 onde você pode subir documentos e editar planilhas, textos e apresentações. Pode ser utilizado de forma gratuita, além de por meio de planos com pagamento mensal/anual. Como é software livre, permite também que instituições e grupos baixem o software por completo e instalem em servidores locais. Centenas de instituições e empresas implementaram essa solução, como a Universidade de Brasília (IntegraUnB) e o Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO.
Wikiversidade
Espaço colaborativo de produção de textos que pode incluir uma ampla variedade de formatos: vídeos, áudio, imagens e muito mais. Pense nesse espaço como uma Wikipedia (o projeto é parte da mesma organização) voltada para professores, alunos e pesquisadores organizarem suas produções e ideias. A Wikiversidade pode ser usada como um espaço contínuo e aberto de socialização e construção de conhecimento.
Outras plataformas, essas fechadas, que você pode conhecer e que trabalham com edição colaborativa de documentos incluem o Google Docs/Drive e o Microsoft 365. Uma alternativa robusta mas pouco conhecida é o Zoho Office, que tem funcionalidades muito similares. Apesar de não ser software livre, tem termos de uso claros quanto a não utilização dos dados para perfilamento e propaganda.