Element

O Element é um software livre de mensagens instantâneas, gratuito e de código aberto, baseado no protocolo Matrix . Apresenta interoperabilidade, ou seja, este sistema está aberto para a troca de dados e mensagens com outras plataformas usando um padrão aberto sendo que esta conexão entre as plataformas é conhecida como “pontes”.

O Element também possibilita a comunicação por meio de áudios e vídeos pela internet, estando disponível para smartphones Android, iOS e computadores Mac e Windows.

Além disso, o Element possui um protocolo federado, que permite ao usuário escolher qualquer servidor Matrix para se conectar, se baseando na Licença Apache2.

Por apresentar o código aberto, esta plataforma permite que os usuários utilizem o software para qualquer propósito; para unificar, distribuir, modificar e compartilhar versões modificadas do software. Sendo assim, o Element pode substituir sistemas de comunicação como Whatsapp e Messenger, por exemplo.

Como baixar e criar conta para usar o Element?

Para baixar o Element no celular, basta procurar pelo aplicativo na PlayStore ou AppStore. É possível também acessar pelo computador na versão web ou realizar download pelo site oficial https://element.io/get-started

Na hora de criar sua conta, é necessário escolher o nome de usuário e a senha. Você pode vincular seu e-mail a conta (opcional).

Como adicionar um usuário?

Para adicionar um usuário, basta clicar no sinal “+” e você poderá adicionar através do nome de usuário (necessário acrescentar “matrix.org” no final) ou através do e-mail, porém só é possível adicionar dessa forma se ele tiver oferecido o e-mail para a plataforma; de todo o modo, é mais eficiente que busque pelo nome de usuário.

Como criar um grupo?

Para formar uma sala basta apertar no sinal “+” ao lado do nome das pessoas que você deseja adicionar. Outro meio para criar um grupo é apertando no sinal “+” que está no final da página, sendo que, lá irá aparecer a opção de criar uma nova sala ou explorar salas públicas.

As salas públicas são uma espécie de comunidade ou grupos na qual você pode achar um assunto de seu interesse e falar sobre ele com pessoas que participam dela. Além de ficar por dentro do assunto que gosta o usuário também pode fazer novas amizades.

Como fazer uma ligação de áudio/vídeo

É bem simples!

Basta clicar no ícone do telefone ou da câmera que está presente em todos os chats.

No caso de grupos, é necessário que o administrador permita que os outros usuários possam iniciar chamadas, modificando as

permissões da sala.

As funções do Element

  • Chamada de vídeo - sem limites de participantes, tendo a plataforma Jitsi Meet (também software livre) como intermediadora da chamada;
  • Compartilhamento de tela;
  • Chamada de voz;
  • Salas (comunidades);
  • Stickers;
  • Envio de imagens, vídeos e afins;
  • Grupos de conversa.

Principais qualidades do serviço

O sistema tem alta confiabilidade por ter criptografia de ponta a ponta (E2EE), ou seja, as mensagens já saem encriptadas do seu dispositivo e não podem ser lidas no servidor.

Apresenta funções pelo bate-papo, onde é possível compartilhar a tela para apresentação e vídeos conferência em tempo real.


O Element tem sua disponibilidade web e móvel, o que torna bastante fácil seu uso em qualquer situação. Ex.: IOS e Android. Tendo brigde/ponte, este sistema dá ao usuário a função de conectar várias redes de comunicação e segmentos, sendo um sistema interoperável, ele preza pelo máximo de transparência e compartilhamento de mensagens e transferência de informações de maneira eficiente.

O que faz ele diferente de outros serviços proprietários/fechados?

O protocolo Matrix fornece federação - o que significa que qualquer um pode ingressar no ecossistema implantando seu próprio servidor. Sendo assim, o fator principal que o torna diferente das outras plataformas é a questão de ser um aplicativo federado, ou seja, qualquer pessoa de qualquer país pode encontrar qualquer outra pessoa em um servidor rodando o protocolo Matrix (usando o software Element ou outro qualquer).

Por existirem vários servidores, não existe a possibilidade de sair do ar ou fechar suas portas e sumir com seus dados, como aconteceu com o Orkut e muitos outros aplicativos.

Curiosidades sobre o Element

  1. O Element é um cliente de matriz popular desenvolvido pela equipe principal da matrix.org;
  2. Sigilos referem-se aos símbolos usados no início de muitos identificadores de matriz. Por exemplo, '@' é usado para usuários, '#' para salas e '+' para comunidades; 
  3. Um bot é um agente autônomo que, no âmbito do Matrix, significa um software capaz de fazer postagens automatizadas nas salas.

Créditos

Este tutorial foi criado como parte de um projeto de cooperação entre a Profa. Janaina do Rozário Diniz (UEMG) e Prof. Tel Amiel (UnB). Foi construído pelos alunos:

  • Mirian Pinheiro dos Santos – UEMG
  • Tatiane Rodrigues dos Santos – UEMG
  • Fernanda Mendes da Silva – UNB
  • Alisson Farias Martins – UNB
  • Isabela dos Santos Farias – UNB
  • Júlia de Jesus Nascimento – UNB.

Para citar essa página:

Escolha Livre (2021). Tutorial Element. Disponível em: < https://escolhalivre.org.br >