Conferências virtuais

A conferência de forma síncrona (em tempo real) é uma das modalidades preferidas para a condução de atividades a distância. O uso do vídeo ao vivo é pensado como o melhor modelo de interação online, já que é o canal que carrega mais informação e, portanto, seria o mais próximo de uma interação presencial.

Pensamos assim: já que não podemos nos encontrar, fazemos uma videoconferência! A proliferação de lives e conferências nos ajudou a perceber que a videoconferência deve ser usada com parcimônia.

A possibilidade de ver os outros participantes não garante uma sensação de proximidade. O uso do vídeo demanda boa qualidade de conexão. A qualidade pode ser impactada por limitações de franquia e, claro, por problemas técnicos. Vale a pena pensar em formatos alternativos, incluindo a transmissão ao vivo, a organização de grupos pequenos, a gravação da aula e o uso somente de áudio.

Muitos escolhem um serviço de conferência porque permite dezenas de usuários conectados com câmeras ligadas ao mesmo tempo. Mas, esse cenário é pouco útil e realista. Pode ser muito útil ver duas ou três pessoas ao mesmo tempo, mas 30 câmeras ligadas? Para selecionar um sistema, é importante primeiro pensar nos cenários de uso e escolher a ferramenta e o modelo mais apropriados.

CC-BY LottieFiles

É possível incorporar ferramentas livres em escolas públicas do ensino básico, mesmo nesse momento de grandes dificuldades. Conheça o exemplo do CEEJA (Marília, SP) que utiliza Jitsi, WordPress e Telegram para pensar em uma estratégia apropriada para os alunos no contexto pandêmico.

Foi uma estratégia pensada com calma, para gente poder ter praticidade mas também sem deixar de ter privacidade.

Prof. João Ras

Professor coordenador pedagógico do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Marília-SP (desde 2011) e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Marília (desde 2019).

Ao vivo

AO VIVO

Muitos alunos prezam o momento síncrono por permitir algum tipo de interação em tempo real. Nessa modalidade, o professor transmite uma aula ao vivo, utilizando vídeo e/ou áudio, que pode ser combinado com o uso de uma apresentação visual ou o compartilhamento de uma tela do seu computador.

Pode se assemelhar a uma aula/palestra presencial, mas, de fato, não é a mesma coisa. Por exemplo, alunos podem se manifestar no bate-papo (o que muitos não fariam presencialmente) ou podem se engajar em conversas paralelas na plataforma ou em outros aplicativos. Muitas aulas presenciais têm longos momentos expositivos – o que pode se tornar ainda mais cansativo em um ambiente online. Neste sentido, é sempre importante atentar para uma proposta de encontro ao vivo que estimule a participação efetiva dos alunos.

Considere que a transmissão ao vivo gera um compromisso e alunos podem reservar esse horário na agenda para focar na atividade. Não ignore a possibilidade de que muitos alunos não participarão por diversas razões (técnicas, tempo, dentre outras) e pense em como poderá oferecer formas complementares de engajamento. A gravação das aulas é uma possibilidade e, ao fazê-lo, considere questões éticas, legais e institucionais.

FOCO NOS ALUNOS

Tente pensar além da transposição da aula expositiva para o espaço online. Você pode organizar um espaço de videoconferência que não tem como foco uma palestra ou exposição de conteúdos.

Pense em como o momento ao vivo pode engajar seus alunos, sendo usado para apresentar trabalhos e atividades deles, ou, ainda, como um espaço de avaliação formativa com pares.

Para melhor qualidade de interação, pode-se rotacionar o controle da apresentação com grupos de alunos, que viram apresentadores. Mesmo em uma sala com diversos alunos, somente uma ou um pequeno grupo de pessoas controla a apresentação e deixa sua câmera ligada a cada momento.

PEQUENOS GRUPOS

O momento síncrono pode contribuir para trabalhos em grupo, como quando trabalhamos na perspectiva de projetos.

Serviços de videoconferência normalmente não restringem o número de salas que podem ser criadas, mas podem restringir o número de participantes por sala – seja por questões técnicas ou por limitações de um plano contratado. Você pode, então, pensar em criar uma sala principal para o encontro de todos e várias salas para discussão em grupos menores.

Algumas ferramentas permitem que você organize uma sala principal e, conectada a ela, outras salas para pequenos grupos de alunos. Esse alunos podem ir a uma sala menor, discutir e, depois, retornar à sala maior para compartilhar o conteúdo que elaboraram.

O uso somente de áudio pode ser uma boa ideia, considerando o propósito (como uma ligação telefônica) e levando em conta a baixa qualidade das conexões nossas à internet. Alternativamente, o vídeo pode ser rotacionado entre os participantes, aumentando a participação de todos.

Sistemas de platafomas

BigBlueButton ou Mconf

Pensados para o contexto educacional, têm como foco a interação por meio de vídeo, áudio e texto para apresentações (palestras/slides). Permitem também a transmissão ao vivo. Uma vez criada a sala, basta enviar um link para os participantes. Dentre outras funcionalidades, as plataformas permitem que sejam organizadas salas para grupos pequenos, enquetes, compartilhamento de arquivos para visualização, uma lousa interativa e gravação das reuniões. Funcionam diretamente no navegador de computadores e no celular. Extremamente robustos, os programas permitem dezenas de usuários simultâneos. Podem ser integrados a diversos ambientes de aprendizagem, como o Moodle, e a plataformas, como WordPress.

Logo - Big Blue Button

CONFERÊNCIA WEB RNP

É utilizado e oferecido, de forma aberta, pela Rede Nacional de Pesquisa via Conferência Web RNP, para instituições públicas do ensino superior.

ELOS.VC

Empresa brasileira que se baseou no software livre BigBlueButton e o expandiu com o nome Mconf. Oferece o serviço de forma gratuita, bem como planos para instituições. Atualmente, a versão gratuita permite até 15 pessoas em uma sala. Há planos acessíveis com suporte e apoio no elos.vc

SEJA UM MODERADOR ATIVO!
Como moderador, o sistema permite que você aprove a entrada de qualquer usuário, controle quem liga a câmera ou o microfone e delegue a função de apresentador para qualquer participante. Além disso, possibilita que você crie salas para uso dos alunos durante a conferência. O sistema pode atribuir alunos de forma aleatória ou você pode definir quais alunos vão para cada sala, e por quanto tempo. Eles podem ir, conversar e retornar à sala principal, por exemplo.

Jitsi

É muito fácil de usar. Funciona diretamente em qualquer navegador ou via aplicativo. Se muitos forem ligar suas câmeras, o ideal é utilizar pequenos grupos (perto de 12-15 pessoas). Não tem restrições quanto ao número de salas que podem ser criadas. Existem diversos sites que oferecem acesso ao Jitsi. As funcionalidades variam em cada site, mas, no mínimo, o Jitsi permite o uso de vídeo e de áudio, bate-papo em texto, senhas para proteção de acesso às salas e compartilhamento da tela do seu computador. Pode ser integrado a diversos ambientes de aprendizagem, como o Moodle.

MEET JITSI

Plataforma oficial oferecida pela empresa que mantém o serviço. Oferece a gravação da conferência para um arquivo no Dropbox, visualização colaborativa de um vídeo do Youtube, e transmissão ao vivo para o Youtube no meet.jit.si. Existem diversas outras instalações disponíveis, incluindo:


calls.disroot.org

vc.autistici.org

jitsi.komun.org

meet.mayfirst.org

BAIXE O APLICATIVO
Para utilizar o Jitsi no seu celular, você deve baixar o aplicativo. Para utilizá-lo no computador, dê preferência ao Chromium e ao Firefox.
UTILIZE UMA SENHA
Para evitar que alguém entre na sua sala use um nome complexo (evite, por exemplo, 'sala1'). Quem cria a sala - o primeiro participante - é automaticamente o moderador, que pode selecionar uma senha de acesso e repassar aos participantes.

Mumble

Um sistema para conferência em áudio e texto com baixa latência (baixo tempo de espera) e de alta qualidade, o que é muito útil quando não há necessidade, interesse ou possibilidade de compartilhamento de vídeo. Ideal para conexões de baixa velocidade, mantendo muito boa qualidade de áudio. Suporta dezenas de usuários e criação de diversas salas para uso em pequenos grupos. Funciona no navegador (em algumas instalações, busque nos sites delas), em programas de computador e no aplicativo do celular.

SERVIDORES

Existem várias instalações abertas do Mumble que qualquer um pode utilizar. Indicamos algumas que você pode experimentar abaixo:

libreops.cc/mumble.html (aplicativo/computador)

https://voice.johni0702.de (web/demonstração)

BAIXE O PROGRAMA OU APLICATIVO
É possível compartilhar imagens e gravar conferências. Você pode baixar o programa e instalá-lo no seu computador ou celular.
DEFINA UM PROTOCOLO
É importante definir as regras de comunicação, como, por exemplo, o pedido de fala/inscrição via bate-papo. Faça uso das salas para organizar pequenos grupos de discussão!