Os recursos que nós criamos, como vídeos, slides, podcasts, imagens e planos de aula, podem ser muito úteis para outras pessoas. Não basta compartilhar. Onde e como você compartilha faz toda a diferença!
Procure sempre espaços de publicação apropriados para o tipo de recurso que você criou. Vídeos, por exemplo, devem ser publicados em espaços focados em vídeo, e assim por diante. Procure os espaços que permitem a escolha de uma licença aberta (como Creative Commons) para que outras pessoas possam legalmente baixar e modificar o conteúdo que você criou. Se possível, coloque os seus recursos online com um formato aberto para garantir que outros possam visualizar e/ou editar o conteúdo.
Arquivos publicados em redes sociais e em aplicativos apresentam barreiras de acesso, seja por que eles pedem que pessoas tenham contas (como, por exemplo, no caso do Instagram), ou em função de não permitirem que você baixe, altere, remixe ou reutilize o conteúdo. Onde você compartilha e de onde você baixa recursos faz muita diferença!
Quer compartilhar arquivos de sua autoria – como slides, artigos e textos – e gostaria de deixá-los disponíveis para outras pessoas? Considere disponibilizar seu material de forma aberta!
CC-BY Artem Peretrukhin
…e por ser livre e aberta ela permite total customização da plataforma para atender exatamente as necessidades da minha instituição.
Profa. Debora Sebriam
Educadora, mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade Técnica de Lisboa, Université de Poitiers e Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madri. É coordenadora de projetos do Educadigital e coordenadora de tecnologia educacional do Centro Educacional Pioneiro.
Enviar ou publicar
ENVIO DE ARQUIVOS
Muitas vezes precisamos compartilhar arquivos grandes por um tempo fixo ou só para algumas pessoas. Melhor do que publicar o recurso em algum lugar, enviar por e-mail ou aplicativo, seria fazer uso de uma solução livre e rápida.
Experimente plataformas seguras, como o serviço Drop, da Inifini. Suba seus arquivos, adicione uma senha, se quiser, e defina por quanto tempo ou quantas vezes ele pode ser baixado. Depois, compartilhe o link e pronto! Uma vez que o tempo expirar ou o número de vezes definido para download for atingindo, seu arquivo será apagado.
Você pode tambem usar serviços que disponibilizam arquivos por pouco tempo, como o UP1, que são muito úteis para compartilhar imagens e vídeos de forma segura por um curto espaço de tempo.
COMPARTILHAMENTO DE PASTAS
A publicação de um recurso deve ser feita quando você os quer disponibilizar de forma aberta – para além da sua plataforma institucional.
É possível que você queira somente publicar artigos em uma pasta, que ficará disponível para uso de algumas pessoas. Sendo assim, uma opção de serviço livre são diversos serviços que oferecem contas gratuitas com Nextcloud.
Ao publicar, lembre-se que você deve atentar para os direitos autorais. Publique somente recursos que você criou, ou, os quais você tem direitos de uso (para saber mais veja um guia). Explore a página de Recursos Educacionais Abertos para saber mais.
Plataformas e serviços
Wikimedia Commons
É onde todos os recursos da Wikipedia e de outros projetos da Fundação Wikimedia (como a Wikiversidade) ficam hospedados. Qualquer um pode contribuir com recursos educacionais de qualidade nesse espaço, que hospeda vídeos, áudios, documentos, fotos e imagens com licenças livres ou que estejam no domínio público. No espírito da Wikipedia, você deve subir seus recursos aqui como uma forma de contribuir para o conhecimento livre.
Internet Archive
Mantido por uma organização sem fins lucrativos, esse é um espaço com diversos conteúdos livres (livros, imagens, áudios, vídeos) organizados em coleções. Permite a visualização dos conteúdos sem propaganda e também que você baixe os recursos em diversos formatos abertos. É muito útil para publicação de arquivos de diversos tipos, como vídeos e áudios.
MEC-RED
Trata-se de uma plataforma do Ministério da Educação que funciona como um repositório e uma rede social para professores. Ela reúne os recursos educacionais do MEC em um único lugar (Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais e Domínio Público), além de novos recursos. Se você é professor, você pode contribuir com a plataforma, subindo todos os tipos de recursos, incluindo vídeos e planos de aula, utilizando licenças livres.
Outras plataformas, essas fechadas, que você pode conhecer para disponibilizar seu material incluem o YouTube e diversas redes sociais (que, muitas vezes, se remuneram ao mostrar propaganda aos usuários). Algumas dessas plataformas, apesar de fechadas, permitem que sejam compartlilhados arquivos com licenças livres, como Creative Commons. Alternativas incluem o Vimeo, um repositório de vídeos, e o SoundCloud, para áudio. Ambos não servem propaganda aos usuários, permitem uma conta gratuita limitada e a utilização de licenças livres para os recursos.